Para a empresária Claudia Angelica Martinez, são as mulheres empreendedoras que mais precisam de encorajamento em seus negócios, pois ainda que muitos não saibam, são elas as que mais sofrem com a falta de oportunidades e de incentivos em seus serviços, — seja por parte de conhecidos, família, amigos, etc.
E como consequência dessa falta de apoio, muitas delas acabam desistindo dos seus sonhos, e fechando as portas dos seus negócios, já que não enxergam qualquer perspectiva de avanço. Porém, nós, consumidores, podemos e devemos ajudar essas mulheres que querem subir na carreira com a sua marca. Mas você sabe de que forma podemos ajudá-las? A seguir, criamos um passo a passo com 5 ações que você pode começar a praticar ainda hoje, confira!
- Incentive ideias
Conforme explica a economista Claudia Martinez, a primeira ação de contribuição que podemos praticar se refere ao próprio ato de incentivo e de fornecimento de novas ideias. Principalmente no início da carreira, as empreendedoras se sentem sobrecarregadas, e podem até mesmo ficar com escassez de ideias, por isso, uma técnica infalível é dar boas sugestões e incentivá-las a colocar em prática alguns conteúdos.
- Respeite o processo de cada empresária
Já a segunda se refere ao ato do respeito e da empatia. Como já sabemos, o empreendimento e o sucesso não são feitos do dia para a noite, — para falar a verdade, o processo costuma ser um pouco lento. Por isso, evite acelerar o tempo de criação e de trabalho de cada uma, principalmente as que estão no início da carreira.
- Esteja disposto a ajudar
Também é muito importante definir a prontidão como algo benéfico e tranquilizador para aquelas que precisam de uma mão amiga. Conforme explica a economista Claudia Angelica Martinez, ainda que a maioria das mulheres não aparente precisar de ajuda no início dos seus negócios, saiba que toda a ajuda é bem-vinda, e muito bem utilizada.
- Indique os seus serviços e produtos
Em penúltimo lugar, vamos ressaltar que a indicação de produtos e serviços são as melhores maneiras de engajar o empreendimento feminino, e por isso, não podemos esquecer dessa parte. Indique tudo o que puder para amigos, familiares e conhecidos através das principais fontes de informação instantânea: as redes sociais.
- Comemorar as pequenas conquistas junto a elas
Por último, conforme pontua Claudia Martinez, se você deseja encorajar ainda mais a carreira de empreendedora, vale a pena comemorar as pequenas conquistas com cada uma delas. Por incrível que pareça, ações como essas são capazes de dar um maior ânimo para as que estão se dedicando diariamente. E lembre-se: apoiar um empreendimento equivale a apoiar um grande sonho de alguém.