Para quem deseja ter mais sucesso dentro do mercado financeiro, é preciso conhecer melhor sobre como essa área funciona. De acordo com Rodrigo Balassiano, diretor da ID Serviços Financeiros, um dos pontos principais do qual você precisa estar atento sobre o mercado financeiro são os ciclos. Está interessado e quer saber mais sobre esse assunto? Para isso, continue lendo este artigo!
O que são os ciclos de mercado?
Caso você ainda não conheça, o ciclo de mercado consiste no conjunto de tendências e padrões que tornam um investimento mais relevante que dentro dos diferentes mercados e ambientes de negócios. De acordo com Rodrigo Balassiano, entender sobre os ciclos de mercado é muito importante para ter mais sucesso nas transações feitas.
Fases do ciclo de mercado
Assim como você pode perceber, existem diferentes etapas dentro dos ciclos de mercado. Para entender melhor sobre essa questão, Rodrigo Balassiano, diretor da ID Serviços Financeiros, acredita ser importante saber que esse é um fato importante para que os investidores e as empresas saibam o que está em alta ou não dentro da Bolsa de Valores e outros setores. Veja mais sobre as diferentes etapas do ciclo!
- Acumulação:
A primeira fase da qual Rodrigo Balassiano acredita ser importante conhecer dentro do ciclo de mercado, é a fase de acumulação. Para entender melhor, é preciso saber que ela consiste no período após a queda prolongada nos preços dos ativos, fazendo com que seja possível os investidores acumularem ativos por preços mais baixos que os demais.
- Valorização:
Conhecido como fase de valorização ou fase de “Markup”, essa é a fase em que a demanda sobre os ativos aumenta e os ativos adquiridos por preços mais baixos na fase de acumulação começam a ser vendidos por valores mais altos pelos investidores. De acordo com Rodrigo Balassiano, uma das principais características dessa fase é o aumento no volume de negociação.
- Distribuição:
A fase de distribuição é aquela em que os preços atingem o seu máximo e começam a apresentar sinais de uma possível reversão. Ou seja, essa é a fase em que a demanda do mercado começa a diminuir enquanto ainda há muita oferta. Dessa maneira, os ativos são vendidos sem que haja grandes negociações.
- Redução:
A última fase do ciclo de mercado é a fase de redução, que também é conhecida como fase de “markdown”. Ela consiste no momento em que os preços dos ativos caem e, logo depois disso, o ciclo recomeça. De acordo com Rodrigo Balassiano, conhecer cada uma dessas fases é essencial para ter mais sucesso no mercado financeiro. Evitando investimentos errados e perda de dinheiro.