Camponeses e agricultores familiares fazem manifestação em frente à Secretaria da Fazenda em Porto Alegre

Yves Ivanovna
By Yves Ivanovna 2 Min Read

Agricultores e camponeses ocupam, na manhã desta quarta-feira (4), as duas entradas do prédio da Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul (Sefaz), em Porto Alegre. O intuito da ação, conforme o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), é reivindicar auxílio aos trabalhadores do campo que foram afetados pela seca no Estado. O MST estima que 700 pessoas participem do ato.

Conforme o movimento, as famílias agricultoras vêm sofrendo com a estiagem há mais de três anos seguidos. Eles pedem pela liberação de auxílio e de crédito emergencial que devem ser destinados para amenizar os impactos da seca no Estado.


O governo já havia anunciado a liberação de crédito emergencial, entretanto, o movimento alega que não foram apresentadas informações concretas sobre isso, como número de famílias beneficiadas e data de liberação desse crédito.

O governo do Estado informou que a questão do auxílio está em fase final e o encaminhamento deve ser dado neste mês de maio. Por meio de sua assessoria, a Sefaz informou que acompanha a manifestação, mas que, até o momento, não houve solicitação de audiência.

Além do MST, participam do ato integrantes da União das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf), do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Rio Grande do Sul (Consea-RS), do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e da Central Única dos Trabalhadores (CUT-RS).

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *